FATOS POLICIAIS

terça-feira, 9 de julho de 2013

ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ  CALAZANS FREIRE
A Escola Estadual Jose Calazans Freire é uma escola jovem, porém de referencia para a comunidade de Upanema, por ser a 1ª escola de ensino médio no município.
Upanema até 1979 não contava com uma escola de ensino médio. Existiam as Escolas Alfredo Simonetti, oferecendo o 1º grau menor e o Ginásio Agrícola Municipal oferecendo o 1º grau maior.  A partir de então foi implantada a Campanha Nacional de Escolas da comunidade- CNEC, sendo mantida por bolsas de estudos, materiais e equipamentos adquiridos pelo prefeito da época o saudoso Luiz Candido Bezerra (in memória), também a colaboração simbólica dos alunos e a prefeitura Municipal de Upanema era a grande  parceira,tanto é que  assumiu o Ginásio agrícola e criou o 1º grau menor,  ficando Escola Cenecista de I e II graus José Calazans Freire; recebeu esse nome  em homenagem a um  grande atleta filho da terra. Recebeu a autorização para funcionamento   do Conselho Estadual de Educação_ CEE  pela portaria 199/86, e o parecer do CEE, 17/86.
As escolas cenecistas tinham uma diretoria local formada por presidente, diretor, secretaria e segundo o seu estatuto estes deveriam ser escolhidos pela comunidade escolar, o que não acontecia, pois sempre eram colocados por indicação política  para dirigir a escola.       
Após 10 anos de funcionamento, surge a oportunidade de escolha para presidente local da instituição sendo escolhido o professor LUIZ GONZAGA GONDIM, que tinha como uma das propostas de trabalho a luta pela estadualização, uma vez que a escola passava por dificuldades financeiras  sendo difícil sua manutenção. Nesse período também foi criado o 1º grêmio Estudantil da escola, o que foi muito importante para a representação e participação dos alunos na luta pela estadualização.
Como a estadualização  dependia de vontade política,  nesta luta fizemos um documento exposto toda situação da escola e foi entregue aos candidatos à  governo do estado Lavoisier Maia Sobrinho  e JOSÉ AGRIPINO MAIA, onde se comprometeram  em fazê-lo, caso eleito. Venceu as eleições  de 15 de novembro de 1982, Jose Agripino  Maia e após irmos varias vezes a Natal conseguimos a estadualização  com publicação no diário oficial do estado de 11 de agosto de 1992. O prefeito municipal era o Sr. VALÉRIO AUGUSTO TAVARES que foi também um grande  lutador conosco nesta causa. A escola agora recebeu o nome de Escola Estadual José Calazans Freire  - Ensino de I e II graus.
Após a estadualização os diretores continuaram a serem indicados pelos políticos até o ano de2005; Conforme consta em alguns documentos da escola, embora obscuros, pois alguns diretores eram sucedidos mais de uma vez por ano,  organizamos alguns dados conforme registros arquivados na escola, conforme postamos abaixo, logo após os dados biográficos do patrono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
NINGUÉM JOGA PEDRA EM ÁRVORE QUE NÃO DÁ FRUTO; PORTANTO, NÃO FIQUE COM RAIVA COM AS CRÍTICAS DESTRUTIVAS

PESSOAS ONLINE

RELÓGIO